sábado, 27 de fevereiro de 2010

LOL - Laughing out loud


Não viajei no carnaval, o que não acontecia há muitos anos. Fiquei em Porto e vi muitos filmes, mas muuuiitos filmes mesmo!! Vários que gostei, outros adorei e outros nem lembro direito, mas me marcou um em especial, esse aí de cima: LOL - Laughing out loud, no Brasil, Rindo à toa.

Claro que o filme me marcou pelo momento que vivo. Talvez pra quem não tenha filhos adolescentes, que só pensam em se divertir, o filme nem faça tanto sentido assim, pois conta a história de Lola, uma francesinha de 15 anos, em plena adolescência, borbulhando hormônios e com uma mãe de 40 anos que não consegue manter um diálogo no mínimo claro com a filha. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Bom, o filme é francês e a Lola está voltando das férias, com medo de reencontrar o namorado e os amigos da escola, ao mesmo tempo em que a mãe, uma arquiteta divorciada que sai escondida com o ex-marido, não consegue compreender a filha, suas ansiedades e suas amizades. Então vem aquelas coisas de sempre, de um lado as inseguranças de Lola em relação ao namorado - que era um idiota por sinal - e a crescente paixão pelo melhor amigo, Maël - um gatinho por sinal -, as trapalhadas das melhores amigas, as festas, as mentiras contadas para os pais, as notas baixas, etc, etc, etc. E a mãe, a maravilhosa Sophie Marceau, no meio das preocupações com a filha adolescente, as "más companhias", as notas baixas, os outros filhos pequenos, a relação com o ex-marido que era um imbecil e a surpresa de conhecer um cara lindo e tudo de bom e a sensação de e-agora-o-que-eu-faço-com-tudo-isso.

O filme é uma graça, tem uma trilha sonora ótima e, identificações à parte, é um baita filme francês!! Lola é chamada de Lol pelos amigos, que em internetiquês significa laughing out loud, algo como estou morrendo de rir. A cena da viagem da turma para Londres é fantástica, a caricatura pintada pelos franceses de Londres e seus habitantes é de rolar de rir - a família que idolatra a Princesa Diana é hilária!!! E claro, os franceses, adolescentes ou não, são todos cheios de charme e estilo.

O filme é uma comédia deliciosa e pra quem tem esses hormonios cheios de adolescentes em casa, nem preciso dizer o quanto é legal. Eu e minha filha nos identificamos com os personagem imediatamente: a mãe levando a filha pra escola de carro e a guria com o mp3 colado no ouvido não escuta a mãe que tá tri a fim de um papo... ou então o telefone da guria tocando e a mãe perguntando, furiosa onde está o meu blusão cinza?????

Na verdade, na verdade mesmo, mães e filhas são todas iguais, só muda o endereço.. E é claro, os olhos claros e os cabelos lisos e maravilhosos da mãe, que definitivamente não rola por aqui...

E vale mesmo a pena tentar ver as coisas por outros olhos, afinal, nem faz tanto tempo assim que tive 15 anos!!

Informações técnicas:

Título no Brasil: Rindo à toa
País de origem: França
Ano de lançamento: 2008
Direção: Lisa Azuelos
Elenco: Sophie Marceau (Anne), Christa Theret (Lola), Jérémy Capone (Maël).

Um comentário:

  1. É no mínimo interessante essa família! Boa dica, vou ver o filme!

    ResponderExcluir