sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mr. Darcy




Hoje me dei conta que ainda não falei aqui do Mr. Darcy!! Meu Deus, isso é quase uma heresia!! Como fui deixar justamente o lindo Darcy pra trás?? Ainda bem que nunca é tarde pra nada no mundo dos livros...

Conheci Mr. Darcy absolutamente sem querer e fora dos livros, e sim na telinha. Ainda morava em Florianopolis e em uma tarde chuvosa carreguei minha filha até a locadora e ela, e não eu, escolheu o filme Orgulho e Preconceito, que eu nem conhecia. Como eu estava de bom humor, aceitei a indicação da Vicka e fomos pra casa comer pipoca e ver o tal filminho. Caraca... me apaixonei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vi em uma sentada duas vezes o filme, corri pra internet e fui pesquisar pra saber que historia era aquela e quem era aquele homem lindo, espetacular que fazia o papel do orgulhoso Fitzwilliam Darcy! Óbvio que minha pesquisa envolveu minha irmã-melhor-amiga-sabe-tudo-de-livros-e-cinema Dê e ela prontamente me contou do que se tratava, mas ainda não tinha visto o tal filme.

O filme que eu vi era o de 2005 com a Keira Knightly e o Matthew MacFadyen (suspiros..) e ali começou então minha paixão pelo Mr. Darcy e minha eterna amizade e gratidão com Jane Austen. Darcy é um personagem e tanto. Ele é um herói antipático, orgulhoso e cheio de preconceitos, mas é o mais charmoso e correto de todos. É um homem com H bem maiúsculo, que não deixa dúvidas sobre o que pensa, doa a quem doer, inclusive nele mesmo. Um homem que se livra do cinismo da sua vida pelo amor e que se desdobra em mil pra conquistar a mocinha, mesmo que isso vá contra tudo o que ele mesmo acreditou ser o melhor pra ele. Mas ele é rico e poderoso, então ele pode...

Do filme passei rapidamente para o livro e daí para o youtube e o google buscando toda e qualquer informação a respeito. Foi uma obsessão, uma doença, um vício que ainda não me largou. Uma cachaça mesmo. Por causa dele descobri a BBC e suas mini-séries sensacionais, assisti a Orgulho e Preconceito (1995) com o Colin Firth encarnando o mais perfeito Mr. Darcy da história e não tem conversa. Mas continuei reverenciando o Matthew MacFadyen por que ele merece, o que acabou me deixando cara a cara com Spooks... mas essa é uma outra história!

Bem, o que importa é que Orgulho e Preconceito me apresentou um mundo absolutamente fascinante da literatura inglesa assim como os ainda mais fascinantes atores ingleses, escoceses, galeses e os demais súditos da rainha que merecem nosso louvor!! E também as produções da BBC, que são perfeitas!! É o livro que sempre abro pra ler um pedacinho em um dia qualquer, e aquele pedacinho é suficiente pra aquecer o dia! Preciso dizer que adoro ler a cena da primeira proposta??? Duzentas vezes!!


Por causa do Darcy, conheci o John Thonrton (qualquer dia eu trago ele aqui) e esses dois são os personagens mais incríveis da literatura britânica, pelo menos para as mulheres, é claro! Eles jamais passariam os domingos assistindo futebol e tomando cerveja...

Bom, cada um no seu quadrado e ok, eu também gosto de futebol!!
Então aí em cima apresento o Mr. Darcy nas duas versões que mais amo! Primeiro, Colin, e depois, Matthew. Perfeitos.

Resumindo: acho que toda a mulher deveria conhecer um Darcy, ao menos uma vez na vida. Viver uma vida inteira sem ter um Darcy é doloroso!!

5 comentários:

  1. suspiro, suspiro, suspiro... ai, ai!

    o darcy é o homem dos sonhos de toda a mulher, mesmo daquela que ainda não o conhece. moça, pode ter certeza, ele é o cara. eu amo, amo, devoro em qualquer mídia, e suspiro, suspiro, suspiro por ele.

    dizem que a personagem preferida da jane austen era a lizzie e ela é mesmo uma fofa... mas não concordo com miss austen [sorry, ortodoxos]: para mim, darcy é o mais encantador. pouco descrito no livro, ele é um mistério, um homem rico, poderoso e apaixonado. ai, ai, ai... eu queria um pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, depois que você embarca nessa da Inglaterra não tem volta! Já li tanto de tanto autor inglês, já vi tanto filme e tanta série da BBC (óbvio) que agora vivo reclamando quando assisto a algo falado em inglês e que não tem o British accent! Mas eu fui um pouco diferente com relação ao Mr. D. Me apaixonei pelo livro e assim que acabei corri na locadora para alugar o filme. Ai, q vício! O pior é que quando você acha que a coisa vai passar você dá de cara com um Mr. Thornton...

    ResponderExcluir
  3. Luciana,
    sair do Darcy pra dar de cara com o Thornton é sacanagem!!!
    O pior é que é o caminho a ser seguido...
    Bjs e valeu pelo comentario!!

    ResponderExcluir
  4. ...e o Oscar vai para...Colin Firth!!!!(2011)!!! Foi a gloria!

    ResponderExcluir
  5. Emocionante ver aquele fofo recebendo o Oscar e o Globo de Ouro!!! Ele mereceu!!

    ResponderExcluir