terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mr. Thornton



Margareth Hale and John Thornton, North & South

Lucas North, Spooks

Richard Armitage


Eu sei, demorei pra falar nele, podem me apedrejar! Não sei nem como começar a falar nele, porque conhecer John Thornton foi um divisor de águas: AT e DT. Eu não lembro como foi exatamente que eu me deparei com ele, lembro que, por algum motivo, comecei a assistir North & South, o seriado da BBC, do qual eu nunca tinha ouvido falar. Foi algo meio sem querer e de repente me vejo encantada com a história de Margareth Hale e John Thornton, uma história de amor e de possibilidades entre mundos diferentes em uma só Inglaterra por volta de 1860. A história é de Elizabeth Gaskell e não existe tradução para o portugues, assim como a mini série, apresentada em quatro capítulos pela ótima BBC, não passou pelas nossas emissoras de TV, uma lástima, ou melhor, duas lástimas.

A história é linda e, sem a pretensão de fazer aqui uma resenha, fala sobre mudanças de vida, de lugar, de rotina, de conhecer outros lugares e outras pessoas e de não querer conhecer outros lugares e outras pessoas. De descobrir a amizade e o amor onde não se espera, onde não parece ser possível que haja amizade e amor. Fala sobre justiça onde não é possível haver nada a não ser injustiça e indiferença. Sobre amar e não ser amado. Sobre amar demais e sentir medo.

Margareth Hale é do sul da Inglaterra e por motivos relevantes, acaba tendo que ir morar com os pais em uma cidade no norte do país. Lá ela conhece John Thornton, um industrial que precisa lidar com os problemas que uma greve dos trabalhadores das fábricas texteis acaba lhe causando. A história de amor é contada junto com a forte movimentação social e política que acontece no desenrolar do livro, no que é bem diferente de Jane Austen mas que não deixa de ser tão bom quanto.

Bom, o fato é que John Thornton é interpretado por Richard Armitage, o que causou alvoroço tanto na Inglaterra quando a BBC estreou a mini série, como em todas as terminações nervosas do meu ser... o cara é sensacional!!! John Thornton veio para garantir seu lugar bem ao lado do Mr. Darcy, como uma opção de olhos claros para o homem perfeito. Richard Armitage me fez entrar para o forum mais legal que já vi, o Chá Cultural, onde conheci uma mulherada maluca super fã do RA e de muitos outros queridos súditos da rainha. No Chá Cultural descobri que não sou a única doida no Brasil, adorei essa parte!!!!

Mas voltando a falar de Darcy e Thornton, a coisa funciona mais ou menos assim: para quem gosta de um lorde, muito rico da época da regencia, lá está Mr. Darcy. Já pra quem prefere um industrial bem sucedido que trabalha como um maluco pra garantir sua riqueza, cá está Mr. Thornton. Ou ainda, pode escolher um em cada fim de semana, tipo alternado, as fãs não são egoístas, todas nós sabemos dividir nossos homens ideais, só somos possessivas com os mortais boleiros e cervejeiros que fazem parte do dia-a-dia... vai entender!!!

Então, só pra concluir porque a mala da minha irmã está me enchendo o saco e o telefone não para de tocar, mantenho o que eu disse sobre o Darcy mas acrescentando que a mulherada tem mais uma opção: não é possível viver uma vida inteira sem um Mr. Thornton!! Isso é cruel.

Pra quem não conhece o lindo, lá em cima está ele nas versões mais conhecidas: Mr. John Thornton, em North & South, Lucas North, em Spooks (ambos, é claro, frutos da BBC...) e sensacional como ele mesmo.

4 comentários:

  1. hummmmmm!

    john thornton: uma versão pé-no-chão do mr. darcy. ele parece feito de carne e osso, seus pensamentos e sentimentos são descritos a fundo. como eu vi a série antes de ler o livro, o richard armitage É mr. thornton. ou seja, além de tudo, ele é lindo!
    adorei o post, nica!

    ResponderExcluir
  2. Huahuahua! Adorei o post! É tão legal encontrar mais brasileiras que gostem do mesmo que eu!

    ResponderExcluir