Começa em 29 de outubro a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega e estou ansiosa pra passear pelas bancas e adquirir vários livros que fazem falta na minha mini coleção.
Ontem estava conversando com a minha irmã e começamos a comentar sobre alguns títulos que deveríamos ter, o que imediatamente me levou a começar uma lista de compras pelos sebos na Feira, ou algum LPM Pocket porque o orçamento este ano está apertado...
Fazer uma lista de livros é uma delícia, vamos comentando sobre os autores e então os títulos que gostaríamos de ter, e um livro leva a outro de outro autor e assim vai. Maravilhoso esse mundo!
Minha listinha inicial ficou assim, por autor (a ordem é aleatória, todos são prioridade):
* Gabriel Garcia Marques: Cem anos de solidão (onde foi parar o livro que eu li anos atrás???)
* Emily Brontë: O morro dos ventos uivantes (como eu não tenho esse livro??????????)
* Jane Austen: Persuasão
* José Saramago: O evangelho segundo Jesus Cristo (um dos melhores livros que já li); Ensaio sobre a cegueira; Intermitências da morte
* Érico Veríssimo: Incidente em Antares, Trilogia O tempo e o vento
* Dias Gomes: O bem amado
* Sir Arthur Conan Doyle: qualquer um entre: Um estudo em vermelho, O signo dos quatro, A mansão dos Baskervilles, O vale do medo, As aventuras de Sherlock Holmes
* Mario Vargas Llosa: Travessuras da menina má
Nem sei se vou ter grana pra comprar tudo isso, a maioria vai ter que ser em sebo mesmo, mas o fato é que só em fazer a lista já me diverti. Lembrar e comentar as histórias que marcaram minha adolescência como Cem anos de solidão e Incidente em Antares foi fantástico. Ou então Um estudo em vermelho que eu li para o me irmão mais novo e ainda fiz o trabalho da escola pra ele (azar o dele, perdeu uma boa leitura). Ou, ainda, O tempo e o vento, que é quase uma bíblia aqui no sul e merece toda a pompa e circunstância com que é tratada a trilogia.
Saramago eu li por volta de 2001 ou 2002 e me impressionou demais. Sempre gostei de escrever, aprecio demais uma boa leitura e um bom texto é a primeira coisa que presto atenção em um livro. Uma história bem escrita não tem preço, nem uma boa idéia para uma história se salva se não for bem escrita e cito como exemplo Stephenie Meyer. Ela teve uma ótima idéia para uma história, tem conhecimento de literatura mas não tem muito talento para escrever, o que, na minha modesta opinião acabou com tudo. Já Saramago me conquistou pelo fascinante domínio da língua portuguesa, com uma forma de escrever maravilhosa, deliciosa, que desce redonda como um vinho muito bom. O cara era mesmo bom, como poucos. Rendo louvores a ele e ao livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo que é sensacional, marcante e inesquecível. Dei de presente pra minha irmã em 2001, que coisa, podia ter ficado pra mim... Agora quero ler Ensaio sobre a cegueira e Intermitências da morte. E ter um exemplarzinho do Evangelho na prateleira!
Jane Austen dispensa comentários. Amo, adoro!! Orgulho e Preconceito é meu livro de cabeceira, sempre pego e abro pra dar uma lida novamente em alguns trechos. Não tenho Persuasão, que considero um dos melhores, ao lado de Emma e Razão e Sensibilidade, porque Orgulho e Preconceito está bem acima deles.
O Morro dos Ventos Uivantes eu li adolescente também. Não lembro se era de uma vizinha professora de literatura ou de onde surgiu, mas eu adoro essa história, já fiz até um post por aqui falando sobre ele.
Vargas Llosa é o nobel de literatura, merece um título na lista!
Adorei fazer essa lista!! Já estou até pensando em elaborar uma de filmes e séries, junto com a De e uma ótima cerveja artesanal by Drinkability!!! Ótima diversão!
Até a Feira!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário